Manutenção de Poços
MANUTENÇÃO DE POÇOS TUBULARES
Os poços tubulares necessitam de manutenções ao longo de sua vida útil para continuar produzindo água com qualidade e em quantidade.
Toda água produzida pelos poços tubulares sempre apresentam minerais dissolvidos, e durante sua exploração, tem incrustações gradativas nas paredes dos poços, geralmente causando problemas na qualidade da água e por vezes vedando as entradas dessas águas.
O tipo de incrustação existente depende basicamente da geologia do local e da forma construtiva do poço, sendo que somente a execução de serviços específicos para cada tipo de incrustação resolve o problema.
Desta forma, além da necessidade de revisões periódicas nos equipamentos de bombeamento, que são equipamentos eletromecânicos e que sofrem desgastes, devem ser realizados procedimentos periódicos de limpeza nos poços tubulares para evitar que ocorram problemas com maior gravidade e consequentemente custos.
O processo de manutenção de Poço Tubular a ser utilizado para efetivamente apresentar resultados, depende das características construtivas do poço e da geologia do local, sendo sempre utilizados métodos mecânicos associados com a utilização de produtos químicos de teor alimentício e bio degradáveis. Somente um técnico altamente especializado pode determinar o tipo de trabalho a ser utilizado.
A UNIPER desenvolveu uma metodologia de trabalhos específicos de manutenção de poços tubulares, denominada TECNOLOGIA SARP, que apresenta resultados surpreendentes.
A TECNOLOGIA SARP é a utilização de forma diferenciada de uma sequencia de processos mecânicos como bombeamento através de ar comprimido, escovamento, pistoneamento e jateamento, sempre associado concomitante com métodos químicos utilizando de produtos químicos de ultima geração, bio degradáveis e com teor alimentício.
A TECNOLOGIA SARP tem conseguido reabilitar poços tubulares problemáticos e por vezes, aumentar consideravelmente a vazão produzida.